Wednesday, July 19, 2006

Blog em sala de aula !!!

Ensinar a navegação segura para nossos alunos é um tremendo desafio!

A verdade é que os alunos estão se metendo em encrencas pelo simples fato de desconhecerem os riscos da internet. Isso acontece por não associarem o mundo on-line com o mundo presencial. Não entendem que qualquer decisão ou ação na internet, pode provocar conseqüências no mundo presencial.

Mais cedo ou mais tarde as escolas terão que integrar em seus currículos a questão de utilização segura da internet. Como exemplo, vou falar um pouco sobre a utilização de blogs em educação.

O blog, conhecido como diário on-line, ou diário de bordo, leva muitos professores e alunos acometerem erros, como por exemplo, o de pensar que podemos postar tudo o que pensamos. Recomendo que para esta questão, verifique o post sobre “liberdade com responsabilidade de expressão”.

Assim como a questão citada acima, muitos cuidados devem ser tomados pelo professor, não só para com seus alunos, mas para consigo mesmo e para com a escola enquanto instituição educacional.

O professor pode utilizar o blog com seus alunos de duas formas, uma delas é criando um blog pessoal e estabelecer indiretamente um vinculo com seus alunos, ou seja, acessam quando tiverem vontade. Na segunda forma, o professor utiliza como complemento pedagógico realmente e atividade didática. Neste caso deixo algumas recomendações: ( é claro que algumas servem para o blog pessoal também, mas outras são essenciais quando utilizadas dentro da instituição)

- Insira a questão dos blogs em seu planejamento de aula;

- Peça autorização da direção da escola, pois o não conhecimento da escola e também dos pais, pode acarretar problemas legais para todos;

- Esteja sempre atento ao que está escrevendo;

- Não utilize o nome da escola ou logotipo, sem a devida autorização da instituição;

- Não publique fotos dos alunos sem pedir autorização dos pais e da escola;

- Nunca chame atenção de seus alunos no blog, isso pode repercutir muito mal;

- Deixe claro quando está falando (escrevendo) por você e pela escola;

- Estabeleça um código de condutas para seus alunos no próprio blog.

- Deixe claro o que pode ser feito com as publicações do seu blog. Pode ser copiado, editado, .... etc.

Explique para seus alunos:

- “Liberdade com responsabilidade de expressão”. Mas justifique, seja convincente e mostre que mesmo que a Constituição Federal proteja este direito, também protege o direito à honra, à privacidade e à imagem e que o Código Civil, considera que comete ato ilícito que abusa de um direito;

- O que é calúnia, injúria e difamação. Ensine que caluniar, injuriar ou difamar alguém é crime e não importa se o fez pela internet, portanto, falar mal do amiguinho é errado.

- Deixe claro que sendo menor de idade, seus pais serão responsabilizados;

- Só publique fotos de colegas se eles permitirem ( aconselha-se a perguntarem aos pais );

- Ao publicarem uma obra, como poesia, letra de música, devem sempre indicar o autor e quando possível, pedir sua autorização;

- Que não devem publicar informações pessoais, como endereço, telefone, etc.

Ao abordar estas questões estaremos contribuindo não só para o mundo digital, mas também para a questão de cidadania em nossa sociedade.

7 Comments:

At 4:35 AM, Blogger Abigail said...

Olá Cristina!
Encontrei seu blog pelo site da prefeitura. Gostei bastante! Te convido à conhecer meu novo blog, dedicao aos alunos e professores, como um auxílio para temas que estejam trabalhando em sala de aula. Espero que goste!
Abraços, Abigail

 
At 8:17 AM, Blogger jimena said...

Adorei o texto e as dicas. Trabalhei usando o blog nas aulas de espanhol o ano passado , tive alguns cuidados mas muitos escaparam . obrigado pelo toque.

jimena

 
At 6:45 PM, Blogger História Fundamental said...

olá,
Meu nome é mariana seu estagiária e meu projeto de intervenção é em relação sobre a prática do blog na sala de aula e eu estou com um probleminha. Durante a minha apresentação eu gostaria de citar alguns exemplos de escolas que relizaram prática parecidas e falar sobre os seus resultados. Contudo, não consigo encontrar nenhum blog que explique bem dessa experiência. Você por acaso não conhecia algum?
Caso você saiba poderia me mandar um email?
O meu é: leitaozinha@gamil.com
Grata,

Mariana Leitão

 
At 7:37 PM, Anonymous Anonymous said...

Gostaria de indicar o seguinte forum sobre educação:

http://forum.educacion.com.br

 
At 9:56 AM, Blogger Lucas H said...

Oi Cristina.
entao, estou fazendo um trabalho de filosofia sobre "LIBERDADE E RESPONSABILIDADE", li seu texto e achei mt interessante. Entao eu queria saber se posso usar seu texto como BASE para o meu ?

Caaaso vc deixar (rss), eu te mando o meu artigo e vc fala se gostou e tal.
pretendo fazer sobre a resp. e liberdade na internet e seu texto ajuda mt.

Meu trabalho é pra SEXTA de noite, entao se puder me ajudar "rapido" eu agradeço.

ps: passa msn pra gente conversar, fica bem mais facil! xD
Vlw ;D

 
At 4:36 AM, Blogger Profissão Repórter said...

Olá,Cristina

Excelente orientação. Também penso em criar um blog e gostaria de colocar vídeos em que os alunos excutam, com sucesso, atividades propostas em sala de aula.Valeu.
Abraços, Grace

 
At 5:42 PM, Blogger Unknown said...

Ola cristina
O que você acha da utilização de Blogs para o aprendizado de series iniciais.E de que forma seria mais adguada a utilização do mesmo?

Att,
Carolina M.D

 

Post a Comment

<< Home